O que devo fazer se a minha bicicleta for roubada?

O roubo de bicicletas foi um dos crimes mais comuns na Holanda em 2019. Várias fontes confirmam que só em Amesterdão mais de 8000 proprietários de bicicletas ficaram involuntariamente sem os seus veículos.

De acordo com o Statista.com 30 296 bicicletas foram dadas como roubadas na Bélgica no ano passado. A popular edição online alemã Berlin.de cita relatórios policiais segundo os quais 271 500 bicicletas foram roubadas em todo o país em 2019.

Eis o que deve fazer se reparar que a sua bicicleta não está onde a estacionou pela última vez.

  1. Participe o incidente à polícia num espaço de 24 horas.
  2. Participe o roubo à seguradora o mais rapidamente possível
  3. Publique uma fotografia da sua bicicleta em grupos das redes sociais da sua cidade
  4. Crie alertas nos mercados de usados mais populares
  5. Se registou a sua bicicleta, participe o roubo

1. Participe o incidente à polícia num espaço de 24 horas.

A primeira coisa que deve fazer é participar o roubo da sua bicicleta à policia num espaço de 24 horas. Na sua participação, deve incluir uma descrição detalhada da bicicleta, pelo menos uma fotografia recente, bem como quaisquer documentos que provem o seu direito de propriedade, tal como um recibo, uma fatura ou uma garantia.

Deve sempre guardar o seu recibo ou uma fatura quando compra uma bicicleta. Se comprar uma bicicleta em segunda mão a um amigo, deve escrever um acordo de compra e venda para registar o negócio. Se a sua bicicleta estiver equipada com um localizador GPS, tal como o See.Sense AIR, a polícia pode facilmente localizá-la e recuperá-la.

2. Participe o roubo à seguradora o mais rapidamente possível

Se gosta da sua bicicleta, deve efetuar um seguro contra roubo numa seguradora de confiança, tal como a Qover-me. Tenha em mente que deve apresentar uma participação num espaço de, no máximo, 8 dias contados a partir da ocorrência do incidente. Ao participar o roubo, ser-lhe-á pedido o nome e o endereço do tomador do seguro e o número da apólice.

Deve cooperar com a seguradora e fornecer todas as informações que esta necessite para poder determinar se as circunstâncias do roubo da bicicleta estão cobertas pela sua apólice. Por exemplo, a seguradora pode precisar de saber de onde a sua bicicleta foi roubada e se estava devidamente presa a um objeto fixo com um sistema de bloqueio de bicicletas de alta qualidade. Também terá de enviar as chaves do seu cadeado.

3. Publique uma fotografia da sua bicicleta em grupos das redes sociais da sua cidade

Vá ao Facebook e procure grupos da sua cidade onde pode participar o roubo da sua bicicleta. Um desses grupos é o Vélos volés Paris/Banlieue. Se tiver sorte, alguém a poderá encontrar por si. Em alternativa, pode simplesmente publicar um estado público com uma fotografia da sua bicicleta e explicar de onde foi roubada e quando notou a sua ausência. O Marketplace do Facebook não permite a venda de artigos roubados.

Se um utilizador vir a sua bicicleta, deve tirar uma fotografia e efetuar uma participação numa esquadra da policia local. O problema é que os ladrões de bicicletas quase nunca tentam vender o que roubam online. Em vez disso, utilizam pequenas redes de associados próximos para o fazer.

4. Crie alertas nos mercados de usados mais populares

A maioria dos ladrões de bicicletas na Bélgica e França são dos chamados tipos "Incidental" ou "Oportunista". Por norma tentam vender uma bicicleta roubada o mais rápido possível, por isso deve prestar atenção aos mercados de artigos em segunda mão online mais populares, tais como o 2ememain.be e o leboncoin.fr, procurando anúncios onde possam estar a tentar vender a sua bicicleta.

Se tiver a sorte de ver a sua bicicleta num destes websites, primeiro certifique-se de que é realmente a sua bicicleta que está a ser anunciada para venda e não uma semelhante. Se tiver a certeza absoluta de que é a sua bicicleta, não contacte o vendedor. Em vez disso, tire uma fotografia ao anúncio e envie-a ao agente da polícia responsável pelo seu caso.

5. Se registou a sua bicicleta, participe o roubo

O problema com os localizadores de bicicletas é que normalmente estão "escondidos" debaixo do selim e até o ladrão mais ingénuo se lembrará de verificar se existe ou não um. Em alternativa, os entusiastas do ciclismo na Bélgica e na França optam por terem um código exclusivo gravado nas suas bicicletas (Bicicode, Paravol, mybike.Bruxelas).

O principal objetivo desses códigos é impedir o roubo. A Federação Francesa de Utilizadores de Bicicletas diz que foi gravado um código em 85 000 bicicletas apenas na França e todos os anos são participados menos 3% de roubos de tais bicicletas. Pode participar o roubo da bicicleta em Bicycode.org mybike.brussels ou Paravol.

Qual é a probabilidade de conseguir recuperar a minha bicicleta?

Infelizmente, a maioria das bicicletas que são roubadas todos os anos na Holanda, Bélgica e Alemanha nunca são devolvidas aos seus proprietários. A polícia destes países só consegue localizar e apreender cerca de 7% de todas as bicicletas roubadas. No entanto, 15% das bicicletas roubadas que possuem um código ou um localizador são devolvidas aos seus proprietários.


Insure your bike nowVersichern Sie Ihr Fahrrad jetztAssurer mon véloVerzeker mijn fietsObtener mi presupuesto

Articles liés

Gerelateerde artikelen

No items found.